EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS
Abstract
O Instituto Ethos considera a internalização e a externalização como elementos centrais da prática de Responsabilidade Social e Empresarial (RSE). Neste sentido, esta pesquisa analisa a evolução da divulgação de indicadores de RSE estabelecidos pelo Instituto. A coleta de dados utilizou-se de relatórios sociais e ambientais publicados pelas 30 empresas de maior capital da listagem da BM&FBOVESPA, e associadas ao Instituto Ethos. A pesquisa a partir do teste não paramétrico de Wilcoxon identificou o nível de evolução dos indicadores analisados. Os principais resultados identificados foram: a evolução global dos 40 indicadores analisados; que os elementos (i) internalização e (ii) externalização das práticas de RSE mostram-se crescentes no período; e foi confirmado que o item 2 do “compromisso das empresas associadas”, o qual prevê “comprometer-se com o tema de modo progressivo, além de buscar excelência em políticas e práticas de RSE" é atendido pelas empresas analisadas.Downloads
Published
2017-09-29
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).