COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE MILES E SNOW: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA DE FARMÁCIAS DO PARANÁ
Abstract
Muitos estudos advogam a relação de dependência entre comportamento estratégico dos dirigentes na formação da estratégia. Contudo, são raros os levantamentos que associam o comportamento estratégico com desempenho de empresas de pequeno porte do setor de varejo de farmácias. Conjugando variáveis nessas dimensões, este estudo objetivou verificar quais comportamentos estratégicos associaram-se em maior e menor grau ao desempenho de empresas de pequeno porte do varejo de farmácias. Dados levantados em survey com 45 empresas e investigados pela técnica do teste quiquadrado, revelaram a ocorrência de três dos quatro comportamentos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978). Por fim, procedendo com análise estatística pareada entre as variáveis, as empresas que adotaram comportamento prospector obtiveram melhor desempenho se comparado com os demais comportamentos, seguidas de comportamentos defensivos. O teste quiquadrado por sua vez revelou a não existência associativa entre desempenho e comportamento estratégico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).