GESTÃO AMBIENTAL COMO MÉTODO DE APOIO ÀS DECISÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE RAUL SOARES
Abstract
Os instrumentos de gestão ambiental e as políticas públicas são cruciais para a sustentabilidade e proteção ambiental. Esses mecanismos permitem uma gestão eficaz dos recursos naturais e garantem que os projetos minimizem impactos negativos. As políticas públicas ambientais, por sua vez, são diretrizes formuladas por governos e instituições para enfrentar desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável. Elas definem regulamentações sobre poluentes, criam áreas protegidas e incentivam o uso de energias renováveis, estabelecendo o arcabouço normativo e estratégico para a ação ambiental. A eficácia das abordagens ambientais depende da integração entre esses instrumentos e políticas, que devem trabalhar em conjunto para enfrentar problemas complexos e dinâmicos, por isso com base em revisão bibliográfica buscou entender melhor esse sistema. Observando que a aplicação rigorosa, revisão contínua e adaptação a novos desafios são essenciais. A colaboração entre formuladores de políticas, gestores e a sociedade civil é fundamental para implementar estratégias eficazes e alcançar um desenvolvimento sustentável, garantindo um futuro equilibrado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).