ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENVIRONMENTAL SOCIAL AND GOVERNANCE (ESG) EM EMPRESAS
Abstract
Este estudo tem o objetivo de identificar a aplicabilidade das práticas de Environmental Social and Governance nas organizações. Quanto ao método com informações advindas da literatura e da norma PR 2030, elaborou-se um questionário eletrônico de 46 perguntas em escala likert divididas em 4 blocos e uma pergunta objetiva, por meio da plataforma google forms e foi validado por especialistas. Após a validação foi realizada uma pesquisa de levantamento tipo Survey com especialistas da área ESG de empresas brasileiras. Para a análise dos dados foi utilizada técnicas descritiva simples por meio do software SPSS. Apresentam-se como principais resultados, de aplicabilidade na escala likert, no eixo ambiental as práticas listadas têm em média 38,35% de boa aplicabilidade, alta com 20,84%, e regular em 30% das respostas. No eixo social, a categoria diálogo social e desenvolvimento territorial obteve medias de 20% para regular, 40% para alta e 40% para muito alta em relação a aplicabilidade dos quesitos sociais. Direitos humanos teve 40% alto e 60% muito alto. Diversidade, equidade e inclusão social, obtiveram ponderações médias de 30% para regular, 20% alta e 50% muito alta. Sobre as relações e práticas de trabalho resultou em média 10% regular, 40% alta e 50% muito alta. O último item social, promoção de responsabilidade social na cadeia de valor atingiu resultados com 60% de aplicabilidade alta e 40% muito alta. O eixo governança, composto pelas categorias, governança corporativa, conduta empresarial, práticas de controle e gestão e transparência na gestão, obtiveram as melhores classificações da pesquisa junto aos representes das empresas com as avaliações em média acima de 60% e 40% quanto aplicabilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).