ENERGIA RENOVÁVEL NA AMAZÔNIA: EMPRESAS QUE INVESTEM E DESAFIOS DESSA IMPLEMENTAÇÃO

Authors

Abstract

O estudo analisou a atuação de empresas cotadas na B3 que operam no setor de energias renováveis na Amazônia, com o objetivo de avaliar a evolução dessas empresas na implementação de energias limpas e sua viabilidade econômica. Foram identificadas nove empresas do segmento de energia elétrica focadas em geração, distribuição e transmissão na região amazônica. Dados financeiros e operacionais foram coletados ao longo de 20 anos. Utilizando dados de relatórios anuais e demonstrações financeiras, a pesquisa revelou um crescimento consistente dessas empresas, apesar de algumas flutuações. Os resultados indicam que, apesar de flutuações, essas empresas demonstraram crescimento consistente, evidenciando o potencial significativo da Amazônia para energias renováveis, como solar e hidrelétrica, embora a implementação enfrente desafios relacionados a custos iniciais, infraestrutura e falta de dados sobre outras fontes renováveis, como eólica e biomassa. O interesse crescente em práticas sustentáveis tem impulsionado investimentos, e as empresas do setor de energia limpa que se destacam no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) têm a oportunidade de atrair investidores interessados em apoiar iniciativas sustentáveis e melhorar sua imagem corporativa. Investir em energias renováveis na Amazônia traz benefícios significativos e alinha-se com as metas globais da ONU.

Author Biographies

  • Moyanne da Silva Moia, Universidade Federal do Pará

    Graduanda de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Pará (UFPA), atualmente está no sétimo semestre.

  • Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), mestrado (2016) e doutorado (2021) em Engenharia Civil (Área: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela UFPA. Atualmente é Professor Adjunto da UFPA, no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC), atuando na Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA) e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA). Na área científica, trabalha com produções e projetos voltados para o Desenvolvimento Regional Sustentável, Gerenciamento de Riscos Climáticos e Economia Ambiental. Possui experiência profissional na área de saneamento e meio ambiente, tendo colaborado com empresas responsáveis por elaborar e fiscalizar importantes projetos por todo o Estado do Pará.

  • Maria Luiza Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Pará

    É graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com mestrado em Administração (Área: Organizações Governamentais, Não Governamentais e Desenvolvimento Regional) pelo PPGAD/UFPA. Possui também especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Atualmente é Docente Substituta na UFPA, atuando no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), lotada na Faculdade de Administração (FAAD). Também atua como docente no Sistema de Ensino Inove Interativa (SISINOVE), com experiência em ensino e tutoria EaD. Na área científica, possui interesse nas linhas de Gestão e Comportamento Organizacional, Marketing e Ciência Política.

Published

2025-11-22

Most read articles by the same author(s)