ENERGIA RENOVÁVEL NA AMAZÔNIA: EMPRESAS QUE INVESTEM E DESAFIOS DESSA IMPLEMENTAÇÃO
Abstract
O estudo analisou a atuação de empresas cotadas na B3 que operam no setor de energias renováveis na Amazônia, com o objetivo de avaliar a evolução dessas empresas na implementação de energias limpas e sua viabilidade econômica. Foram identificadas nove empresas do segmento de energia elétrica focadas em geração, distribuição e transmissão na região amazônica. Dados financeiros e operacionais foram coletados ao longo de 20 anos. Utilizando dados de relatórios anuais e demonstrações financeiras, a pesquisa revelou um crescimento consistente dessas empresas, apesar de algumas flutuações. Os resultados indicam que, apesar de flutuações, essas empresas demonstraram crescimento consistente, evidenciando o potencial significativo da Amazônia para energias renováveis, como solar e hidrelétrica, embora a implementação enfrente desafios relacionados a custos iniciais, infraestrutura e falta de dados sobre outras fontes renováveis, como eólica e biomassa. O interesse crescente em práticas sustentáveis tem impulsionado investimentos, e as empresas do setor de energia limpa que se destacam no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) têm a oportunidade de atrair investidores interessados em apoiar iniciativas sustentáveis e melhorar sua imagem corporativa. Investir em energias renováveis na Amazônia traz benefícios significativos e alinha-se com as metas globais da ONU.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).