EMPREENDEDORISMO FEMININO
ESTUDO DE CASO DA AMAFAP À LUZ DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL
Abstract
O artigo analisa os aspectos constitutivos da Associação das Mulheres Agricultoras Familiares Araras do Pantanal (AMAFAP), de forma a identificar os mecanismos específicos de organização social e dos arranjos de governança da ação coletiva entre as produtoras rurais. Além da pesquisa documental, foi utilizada como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com as gestoras da associação, após a coleta de dados foi utilizada a matriz SWOT para destacar os fatores externos e internos que influenciam a gestão e resultados da associação. Como resultados encontrados, verificou-se que a AMAFAP apresenta a dimensão de especificidade de ativos, referente à produção de orgânicos. Complementamente, identificou-se que a associação apresenta contratos com frequência de nove anos de transação com o governo federal, através do PPA-Progrma de Aquisição de Alimentos. Evidenciou-se que as vendas ao referido programa é único canal de comercialização existente, impondo restrições ao potencial de crescimento da associação. Complementarmente, demonstrou-se a importância dos mecanismos de política públicas via aquisição de alimentos, como meio de empoderamento e fortalecimento das atividades da organização feminina na agricultura familiar.
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