A MOTIVAÇÃO E DESAFIOS DE MULHERES NEGRAS COMO CONSULTORAS INDEPENDENTES DE COSMÉTICOS POR CATÁLOGO

Authors

Abstract

O mercado de vendas diretas no Brasil é expressivo, especialmente no segmento de cosméticos por catálogo, onde grande parte das consultoras atua. Essas consultoras enfrentam desafios relacionados à logística e à oferta de produtos. Apesar do crescimento e da inclusão de mulheres negras como consultoras, ainda existem obstáculos que dificultam o pleno desenvolvimento dessas profissionais, como limitações de infraestrutura, acesso ao mercado e falta de representatividade em alguns contextos. Entender essas dificuldades é essencial para promover melhorias e oportunidades reais para esse grupo. Este trabalho teve como objetivo analisar os níveis de satisfação de uma determinada rede de consultoras independentes. A pesquisa foi realizada com 37 consultoras, utilizando um questionário para coleta de dados. Os resultados indicaram que as consultoras estão satisfeitas com a inclusão e o suporte da marca, mas enfrentam desafios logísticos e dificuldades na disponibilidade de produtos.

Author Biographies

  • Jaqueline dos Santos Cardoso, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo

    Especialista em Gestão de Vendas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e graduada em Marketing pela Estácio de Sá.

  • Álvaro Freitas Faustino-Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), graduado em Administração pelo Centro Universitário Toledo (UniToledo). Atualmente é professor no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e na Escola de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços do Câmpus Pantanal da UFMS devido a realização de estágio pós-doutoral.

Published

2025-09-05