A IMPORTÂNCIA DO LAUDO PERICIAL CONTÁBIL NAS LIDES DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Abstract
A recuperação judicial no Brasil, instituída pela lei 11.101/2005, vem sendo aplicada desde a sua promulgação em crescente escala com o intuito dar a continuidade na atividade das empresas, trazendo meios legais para que as mesmas possam quitar suas dividas com seus credores. Contudo a Lei possui vários aspectos contábeis, o que faz de uma necessidade a utilização de profissional da área para que o magistrado possa julgar de forma correta os pedidos de recuperação judicial e para o próprio andamento do processo. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da utilização do Laudo pericial contábil nas lides de recuperação judicial como ferramenta para um melhor auxílio ao magistrado. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica. A pesquisa constatou que apenas 1% das empresas que entram em estado de recuperação judicial no país voltam as suas atividades normais, além de que as partes envolvidas no processo de recuperação judicial não fazem uso da contabilidade como ferramenta para auxilio durante o processo, existindo raras exceções em que existem exigência da pericia contábil por parte do magistrado, mostrando que há a necessidade de que seja feita alterações na Lei 11.101/2005 para que haja tal exigência e a referida Lei possa auxiliar realmente as empresas que são obrigadas a recorrerem a tal meio.
Palavras Chave: Recuperação Judicial. Contabilidade. Laudo Pericial.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).