MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER EM CENÁRIO DE CRISE ECONÔMICA: UM ESTUDO COM NOVOS EMPREENDEDORES

Authors

  • Camila Borges Fialho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus São Luiz Gonzaga
  • Luiz Carlos Wagner Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Andrieli de Fátima Paz Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população, gerando empregos e renda. No atual contexto econômico tornou-se um desafio à sobrevivência das empresas que dependem cada vez mais de qualificação de seus gestores. Muitos estudos vêm sendo realizados para identificar o comportamento do mercado e as ações dos gestores. Neste sentido, a presente pesquisa procurou identificar quais foram as motivações que os empreendedores tiveram para empreender num cenário adverso economicamente, qual o perfil dos gestores e suas influências e motivações para criar um empreendimento. Assim, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa com quatro empresários na região de Santa Maria/RS e utilizou-se um roteiro de entrevista para a coleta dos dados, os quais foram analisados com base na análise de discurso. Com os dados coletados foi possível compreender os motivos que levaram as pessoas a empreender em um cenário de economia frágil. Os resultados sinalizam que a vontade pessoal de empreender e ter autonomia foram características marcantes, além do incentivo dos familiares que já tinham um negocio próprio e também a necessidade de emprego e renda.

Author Biographies

  • Camila Borges Fialho, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus São Luiz Gonzaga

    Professora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus São Luiz Gonzaga

    Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

  • Luiz Carlos Wagner, Faculdade Integrada de Santa Maria
    Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria.
  • Andrieli de Fátima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

    Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria.

    Acadêmica de Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria

  • Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria

Published

2018-01-05

Most read articles by the same author(s)