MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER EM CENÁRIO DE CRISE ECONÔMICA: UM ESTUDO COM NOVOS EMPREENDEDORES
Abstract
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população, gerando empregos e renda. No atual contexto econômico tornou-se um desafio à sobrevivência das empresas que dependem cada vez mais de qualificação de seus gestores. Muitos estudos vêm sendo realizados para identificar o comportamento do mercado e as ações dos gestores. Neste sentido, a presente pesquisa procurou identificar quais foram as motivações que os empreendedores tiveram para empreender num cenário adverso economicamente, qual o perfil dos gestores e suas influências e motivações para criar um empreendimento. Assim, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa com quatro empresários na região de Santa Maria/RS e utilizou-se um roteiro de entrevista para a coleta dos dados, os quais foram analisados com base na análise de discurso. Com os dados coletados foi possível compreender os motivos que levaram as pessoas a empreender em um cenário de economia frágil. Os resultados sinalizam que a vontade pessoal de empreender e ter autonomia foram características marcantes, além do incentivo dos familiares que já tinham um negocio próprio e também a necessidade de emprego e renda.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).