INTEGRAÇÃO COMERCIAL DE SANTA CATARINA COM A ÁFRICA DO SUL: UMA ANÁLISE POR MEIO DE INDICADORES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL ENTRE 2005 E 2015
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a integração comercial de Santa Catarina em relação à África do Sul por meio de indicadores de comércio internacional entre os períodos de 2005 a 2015 para identificar a relevância das trocas comerciais entre Santa Catarina e África do Sul. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa com base em dados estatísticos obtidos por meio dos indicadores de vantagens comparativas de Bassala (1965), taxa de cobertura e índice de comércio intraindustria de Grubel e Lloyd (1975). Os resultados alcançados demonstram que o comércio entre Santa Catarina e África do Sul em vias gerais é essencialmente interindustrial, e os produtos estratégicos desta relação classificados como pontos fortes são: alimentos e bebidas; máquinas e equipamentos; madeira e mobiliário bem como papel e celulose. Nota-se, portanto que estes são produtos catarinenses com maiores chances de inserção no mercado sul-africano, representando oportunidades de negócios entre Santa Catarina e África do Sul.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).