ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: ESTUDO SISTEMÁTICO E AGENDA DE PESQUISA
Abstract
O presente artigo se constitui em um estudo descritivo e exploratório, tendo por finalidade apresentar dados e indicadores a respeito de publicações científicas acerca da Orientação Empreendedora (OE), a partir do mapeamento das publicações acerca da problemática proposta. A análise dos 30 artigos sobre OE publicados na base de dados do site Spell, em fevereiro de 2016, levou aos seguintes achados: A maioria dos estudos utilizou método quantitativo; os artigos, em sua maior parte, foram elaborados por dois ou três autores; a Universidade Nove de Julho – UNINOVE é a IES de destaque na produção científica da OE; maior parte dos artigos da amostra foram produzidos no ano de 2015; a Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – REGEPE é o periódico destaque em publicações sobre a matéria; o Empreendedorismo é o construto mais utilizado, relacionado com o tema OE. A partir do estudo presente, conclui-se que, em que pese o estudo da Orientação Empreendedora se mostre recente, já existem diversas publicações na área e um vasto campo de estudo, inclusive no que se refere às Dimensões da OE, revelando a importância e preocupação das organizações em estimular o empreendedorismo. Este estudo poderá contribuir para futuras pesquisas, estimulando o debate sobre a Orientação Empreendedora.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).