POSSIBILIDADES PARA ESTUDO CONJUNTO: SENSEMAKING E EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL
Abstract
A realidade do contexto internacional contemporâneo nos apresenta a necessidade de entendimento a respeito da lógica de internacionalização e suas diversas vertentes de estudos. O presente ensaio teórico buscou abordar o contexto do “vir a ser” internacional com ênfase em teorias de cunho comportamental. O foco de análise foi desenvolvido por meio da ótica do empreendedorismo internacional e as possibilidades de aplicação do entendimento sobre a construção de sentido (sensemaking) e seu impacto na tomada de decisão no que se refere à internacionalização de uma empresa. O construto sensegiving também foi abordado no trabalho por sua correlação com a ideia de poder de influência necessário por parte de um empreendedor ou gestor em um contexto de mudança estratégica. Elementos de revisão bibliográfica serviram de base argumentativa para a apresentação de possibilidades de pesquisa conjunta unindo ambas as perspectivas teóricas.Downloads
Published
2018-03-30
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).