ANÁLISE COMPARATIVA DOS GASTOS COM PESSOAL NOS MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DO PARANÁ
Abstract
Com o objetivo de fazer com que a gestão seja mais transparente e também mais eficiente, foi instituída a Lei Complementar 101/2000, impondo limitações a gestão pública, dentre elas existe a limitação dos gastos totais com pessoal, que no caso do poder executivo municipal é de 54% da Receita Corrente Liquida, além do limite prudencial, que é de 95% desse total. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise de quais os municípios da região Sudoeste do Paraná violaram os limites total e prudencial de gastos com pessoal conforme disposta na LRF no período de 2010 a 2015. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental. Entre os 42 municípios analisados a maioria possui boa gestão de gastos com pessoal, sendo que nenhum deles ultrapassou o limite total de gastos com pessoal, no entanto 12 municípios ultrapassaram o limite prudencial. Destes que extrapolaram o limite prudencial, foram alertados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, alguns reduziram seus gastos com pessoal e outros aumentaram essas despesas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).