EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E O TRIPLE BOTTOM LINE: MAPEANDO A LITERATURA INTERNACIONAL
Abstract
O empreendedorismo sustentável é um tema de recente ascensão nos estudos de empreendedorismo. Deste modo, no presente estudo tem-se como objetivo mapear a produção internacional sobre empreendedorismo sustentável sob a ótica do triple bottom line, visando, deste modo, identificar seus principais temas e resultados para oferecer uma visão geral de como o tema tem sido abordado na literatura internacional. Foi adotada a estratégia bibliométrica de investigação, na qual os procedimentos de análise de redes sociais, estatísticas descritivas e análise temática de conteúdo foram empregados. Os resultados apontam que o campo apresenta como temas recorrentes os avanços teóricos e proposições conceituais, educação para o empreendedorismo sustentável, oportunidade e recursos, aspectos de gestão sustentável, empreendedorismo verde, e orientação e prática empreendedora. Constatou-se a falta de rigor conceitual que é devido ao empreendedorismo sustentável, vez que o termo acaba sendo adotado mesmo sem a observação das suas três dimensões: social, ambiental e econômica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).