EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA INDÚSTRIA DE CIMENTO
Abstract
A contabilidade detém informações sobre apropriação das contas de caráter ambiental, possibilitando a elaboração de demonstrações contábeis que ressaltem as origens e aplicações de recursos relativos ao meio ambiente, com o intuito de evidenciar essas interações, além de implantar sistema de controles internos, para fins de controle de poluição e consumo de recursos naturais não renováveis. Nesse contexto, o problema de pesquisa desse estudo reside em investigar, como podem ser evidenciadas as contas de caráter ambiental em uma empresa de artefatos de cimento de Curitiba-PR? Quanto aos fins esse estudo tem caráter exploratório, quanto aos meios de investigação o estudo utilizará pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. De acordo com a literatura, encontrou-se formas de evidenciação ambiental diversificadas, entre as propostas, encontram-se a adaptação dos modelos tradicionais de evidenciação onde ficam destacados os grupos de contas ambientais, e por meio de relatório distinto. Analisando a situação atual da empresa, e aplicando esses dois modelos, conclui-se que adaptar as informações ambientais nas Demonstrações Contábeis já existentes é o mais indicado para a Companhia de Cimento Itambé, pois possibilitaria a imediata evidenciação das informações de natureza ambiental, enquanto que a adoção de relatório específico poderia ser adiada.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).