A INFLUÊNCIA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL NO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ANGOLA-BRASIL
Abstract
O termo sustentabilidade vem ocupando espaço nas organizações como fonte de investimento e direção de negócio. As exigências dos consumidores e comunidade em geral desafia a capacidade das empresas em estabelecer relações positivas entre as atividades empresariais e o meio ambiente, criando uma oportunidade de mercado com maior rentabilidade diante das modificações socioambientais observadas. Assim sendo, focando na atuação do indivíduo enquanto consumidor o presente artigo tem como objetivo verificar a influência do comportamento dos estudantes universitários sobre o consumo sustentável. Trata-se de um estudo comparativo de um pais da América latina (Brasil) e outro país da costa ocidental da África (Angola). A amostra foi constituída por 206 estudantes de graduação do curso de administração da Universidade Catolica de Angola e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde foi utilizada uma amostragem por conveniência. A pesquisa realizada caracteriza-se como abordagem quantitativa, com relação aos procedimentos de levantamento ou survey. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado e já validado na literatura. Os resultados obtidos permitiram concluir que os estudantes universitários pesquisados estão conscientes sobre o consumo sustentável. Todavia, algumas vezes, é possível verificar que os estudantes tenham respondido em função do que é socialmente aconselhável e aceitável, e não em função do que são efetivamente as suas práticas de consumo, entretanto, este aspecto revela apenas um discurso, pois apesar da boa intenção, a escolha de produtos ecológicos depende do seu preço.
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