GASTOS AMBIENTAIS NOS MUNICÍPIOS CATARINENSES: O QUE MUDOU APÓS OS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS?
Abstract
Com a tendência mundial pela sustentabilidade, o tema ambiental está em discussão frequente na vida da população. Em Santa Catarina nos últimos 7 anos ocorreram prejuízos alarmantes devido às catástrofes ambientais. Este estudo objetiva analisar a evolução dos gastos em Gestão Ambiental nos Municípios Catarinenses que decretaram estado de calamidade pública devido às enchentes ocorridas nos últimos anos. Trata-se de pesquisa descritiva, quantitativa e de levantamento documental, que compreende os dados contábeis e da defesa e proteção civil, de todos os 25 municípios atingidos. Os resultados demonstram que mesmo após todos os prejuízos econômicos, materiais e morais causados pelas enchentes, a maioria dos municípios (inclusive os reincidentes) não aumentaram a aplicação de recursos em gestão ambiental pós desastres e 70% do que aplicaram foi na subfunção de controle ambiental (fiscalização). A instabilidade e insuficiência desses gastos demonstra que o setor ainda está se estruturando e enfrenta diversas restrições, sejam políticas ou econômicas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).