REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS DE ALUNOS EM FORMAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Abstract
A modificação de diversos hábitos e a crescente preocupação ambiental potencializada nas últimas décadas, fez surgir a disciplina de educação ambiental, que tem dado origem a uma ampla gama de conceitos, gerais ou específicos, principalmente associados à sustentabilidade ambiental ou ao pilar ambiental do desenvolvimento sustentável. O objetivo desse estudo foi identificar os significados do termo indutor “Educação Ambiental” para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição escolar. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo a amostra formada por 92 alunos matriculados no ensino médio de uma escola pública da cidade de Mirador no interior do estado do Maranhão. A técnica utilizada para coletar os dados foi o Teste de Evocação de Palavras (TEVOC). Os resultados apresentados demonstram que o papel da educação ambiental é percebido, principalmente, a partir da preservação do meio ambiente, a escola e a educação são secundárias, e as práticas e o ambiente externo são mais relevantes na representação da educação ambiental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).