DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESCARTE DE RESÍDUOS OLEOSOS EM RESTAURANTES COMERCIAIS DE MARINGÁ – PR
Abstract
Existe por parte da sociedade em geral, uma preocupação demasiadamente grande com relação a sustentabilidade frente aos impactos globais que toneladas de lixos produzidas pelo homem, diariamente, impacta no planeta. Dentre eles, o descarte de resíduos oleosos de forma inadequada traz diversos prejuízos ao meio ambiente, entre eles a contaminação da terra, rios, lagos e canais, influenciando a fauna e a flora local, além de contribuir para enchentes e o efeito estufa. O estudo preocupou-se em avaliar a conscientização em relação ao desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo geral identificar e analisar o procedimento do descarte dos resíduos oleosos que os restaurantes comerciais utilizam na cidade de Maringá-PR. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva e para levantamento dos dados utilizou-se da pesquisa de campo, com o método dedutivo e análise quantitativa, com a aplicação de questionários com o propósito de avaliar se os comerciantes estão realmente conscientizados, preocupados e capacitados em relação ao desenvolvimento sustentável. Os resultados apresentados são positivos, entretanto sabe-se que ainda há muito trabalho a ser feito para conscientizar a sociedade como um todo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).