O MARKETING VERDE E A GESTÃO ECOLÓGICA COMO PILARES DA CULTURA ORGANIZACIONAL - ESTUDO DE CASO REALIZADO NO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Abstract
A presente pesquisa teve como tema abordar as práticas sustentáveis utilizadas pelo Grupo Pão de Açúcar, a experiência com o marketing verde e a gestão ecológica na orientação de suas práticas foi o recorte deste trabalho. O objetivo da pesquisa foi analisar neste grupo o desenvolvimento de vários projetos em prol do meio ambiente e da sustentabilidade e constatar a sua importância no âmbito empresarial. Para a análise, utilizou-se do método de pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e documental, assim como análise comparativa dos resultados, como principal fonte de coleta de dados delimitou-se a temática da sustentabilidade. Quanto ao resultado da pesquisa foi possível observar compromissos nas práticas sustentáveis do grupo, como a valorização da nossa gente e o engajamento com a sociedade, entre outras. Dentre as ações pode-se especificar: os estímulos a compras de produtos com impacto social positivo; a conscientização de seus colaboradores em relação ao desperdício; e as práticas de reciclagem.
Palavras chave: Marketing verde. Gestão ecológica. Sustentabilidade. Grupo Pão de Açúcar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).