REENGENHARIA DE FORNOS CERÂMICOS VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CONVECÇÃO TÉRMICA
Abstract
O setor da indústria cerâmica tem relevante importância no Brasil, sendo que, contribuiu em 2013 com 1% no PIB, gerou aproximadamente de 293 mil empregos diretos e esta atrelada ao setor da construção civil pelo fato de fornecer matérias-primas não-metálicas para estruturas e revestimentos. O processo de produção das cerâmicas vermelhas é arcaico, com pouco uso de tecnologia, onde a construção dos fornos é de conhecimento tradicional. O objetivo deste trabalho é estudar a eficiência térmica de secagem das cerâmicas quando aplicado reengenharia da convecção térmica dos fornos, em duas indústrias situadas na cidade de Cândido de Abreu. As técnicas empregadas foram os estudos dos ambientes dos fornos, da quantidade de ar e calor, dos custos, da emissão de gases, analisando todos esses parâmetros antes e depois da reengenharia dos fornos. O aperfeiçoamento resultou em redução de 64% do consumo de biomassa para produção de energia térmica, redução de 97% da emissão de monóxido de carbono ,redução de 71% na perda de produção (quebra de tijolos) e o retorno de investimento foi de aproximadamente 2,2 meses.Downloads
Published
2016-07-27
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).