ESTÁGIOS PARA A INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM EMPRESAS DE DIFERENTES PORTES DO SETOR QUIMICO
Abstract
A crescente preocupação com mudanças ambientais e o aumento da pressão social pela adoção de práticas sustentáveis ocasiona nas organizações a necessidade de uma postura inovadora capaz de atender a essas expectativas e novas demandas que emergem. O presente estudo tem como objetivo analisar o estágio de inovações orientadas para a sustentabilidade em empresas de diferentes portes do setor químico seguindo o modelo de Adams et al. (2016). Para isso, foi realizado um estudo em três empresas de diferentes portes do setor químico, a afim de compreender se o porte da empresa influencia na adoção inovações orientadas para a sustentabilidade. Como resultado obtido foi possível demonstrar que as empresas de pequeno e médio porte possuem limitações, postura reativa às mudanças e capacidade de inovação direcionada para a sustentabilidade. Em contraponto foi constatado que uma empresa de grande porte possui postura proativa, envolvendo diversas partes interessadas, buscando novos conhecimentos e conexões para promover a sustentabilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).