A IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL EMPREENDEDOR DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE SUA AUTOAVALIAÇÃO
Abstract
O presente estudo objetivou identificar as características do comportamento empreendedor que compõem o perfil dos discentes do curso de Administração de Empresas de uma IES situada no Sertão Central do Estado do Ceará a partir de sua autoavaliação. A metodologia utilizada inclui uma pesquisa de campo com 178 discentes com a aplicação de questionário adaptado proposto por Dornelas (2009). A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os resultados demonstraram um percentual significativo de discentes que possuem as características do comportamento empreendedor. Dentre as características elencadas, estão as mais dominantes: persistência em resolver problemas, necessidade de crescer, integridade e confiabilidade, entre outras. Com a análise do desempenho dos respondentes, pôde-se afirmar, entre outras coisas, que 62% possuem as características comuns aos empreendedores, não obstante aos 35% que possuem as mesmas características, mas que precisam melhorá-las com o equilíbrio de seus pontos fortes e fracos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).