PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NAS PRÁTICAS FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO DE UMA PEQUENA EMPRESA AGROINDUSTRIAL
Abstract
O objetivo do presente estudo é analisar as ferramentas de administração financeira de curto prazo adotadas por uma pequena empresa do setor agroindustrial, denominada neste estudo como AgroInd, possibilitando que sejam sugeridas melhorias. Optou-se pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa e método pesquisa ação, sendo que, durante quatro meses, os pesquisadores acompanharam o dia a dia da empresa no que tange às finanças de curto prazo para realizar um diagnóstico e, posteriormente, fosse possível apresentar sugestões de melhorias. Os resultados salientam que a empresa realiza controles rígidos com planilhas do Excel para monitorar o caixa, as contas a pagar e a receber, e os estoques disponíveis, porém não utiliza ferramentas específicas de gestão do capital do giro mencionadas na literatura. Além disso, foi possível sugerir melhorias à empresa no que tange a ferramentas de gestão financeira de curto prazo, sendo estas a elaboração de uma planilha de controle de todas as entradas e saídas para realizar projeções dos fluxos de caixa da empresa e a realização dos cálculos de indicadores, para analisar a atual condição financeira da empresa e planejar ações futuras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).