ATENDENDO AO CHAMADO DO RECALL: JOVEM EMPREENDEDOR APRESENTE-SE EM SALA DE AULA PARA TEST DRIVE DA FERRAMENTA MEDIATTA COMO ACELERADORA DO EMPREENDORISMO
Abstract
O estudo de caso aqui proposto tem como objetivo relatar sobre a experiência da aplicação de uma metodologia intervencionista chamada MEDIATTA que propõe o estímulo ao desenvolvimento de modelos e soluções para casos reais para estudantes em formação escolar. O lócus de implementação da metodologia intervencionista se deu em duas turmas de quarto ano de um curso de graduação em Administração, tendo como protagonistas jovens estudantes matriculados numa disciplina de Recursos Humanos. A MEDIATTA é baseada em conceitos e métodos transpostos de autores da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e, neste caso, operacionalizada em três fases: 1- Questionamento, 2 – Análise histórica e empírica e 3 – Modelação. A criação de modelos reais de solução de problemas em gestão de pessoas para empresas também reais é uma forma de estimular e potencializar a capacidade de articulação dos conhecimentos do estudante, valorizando o acumulado de seus outros saberes por meio da mediação de ações específicas e focadas para a concretização de etapas que conduzem ao aprendizado de conhecimentos demandados na formação escolar, porém, mais do que isso, a valorização do profissional em desenvolvimento, um futuro empreendedor. Para isso, a metodologia MEDIATTA parte dos recursos disponíveis e das capacidades, conhecimentos e habilidades que os alunos já dominam para propor a criação de ferramentas e soluções inovadoras, por isso pode se dizer que há uma relação com a abordagem effectuation de empreendedorismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).