PREOCUPAÇÃO E CONHECIMENTO DA VARIÁVEIS AMBIENTAIS RELACIONADAS ÀS ATIVIDADES DE ENGENHEIROS EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Abstract
Este estudo teve como objetivo verificar a preocupação e o conhecimento das questões ambientais relacionadas às atividades de engenheiros formados em uma universidade pública. A pesquisa de caráter quantitativo com abordagem descritiva, se pautou na percepção de 171 egressos do curso de engenharia civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, registrados junto ao CREA-PR, que responderam um questionário online. Os dados foram analisados por meio de análise unidimensional, análise bidimensional e aplicação do teste de independência Qui-Quadrado. Os resultados indicam que os profissionais percebem as variáveis ambientais envoltas a atividade, porém, em determinados temas como análise do ciclo de vida do produto, logística reversa e PGRCC o conhecimento ainda é baixo. Este estudo possibilitou a identificação de uma lacuna em relação ao nível de conhecimento dos egressos do curso de Engenharia Civil da Unioeste, registrados junto ao CREA-PR, o qual deve ser tratado de forma mais efetiva pelas universidades.Downloads
Published
2019-07-15
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).