GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E A LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE A ONG E-LETRO, LOCALIZADA EM LONDRINA-PARANÁ
Abstract
O intenso crescimento na demanda de bens, produtos e serviços tem causado por um lado o aumento significativo na demanda por matérias primas e por outro lado, o aumento expressivo na geração de resíduos, o que tem fomentado a preocupação da sociedade com o meio ambiente. A rápida obsolescência dos produtos tecnológicos, mantém a taxa de consumo alta e isso tem contribuído para o descarte e para a geração de um grande montante dos denominados Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REE). O presente estudo busca analisar a importância da logística reversa na preservação dos recursos naturais e destinação correta de resíduos eletroeletrônicos, com foco direcionado para as atividades desenvolvidas pela ONG E-Letro. Para tanto, realizou-se o levantamento bibliográfico e o levantamento de dados e informações no site da E-Letro. A E-Letro tem incentivado a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como matérias primas em diversos processos produtivos, contribuindo assim para a redução da extração de recursos naturais. E também tem possibilitado o conserto e o reuso de diversos equipamentos eletroeletrônicos, os quais são doados ou vendidos, sendo que a renda adquirida com as vendas contribui para a manutenção das atividades da entidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).