A PERCEPÇÃO EMPRESARIAL SOBRE O MARKETING VERDE E A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE – UM ESTUDO NO SEGMENTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE ICÓ – CE
Abstract
O presente estudo almejou verificar a percepção dos empresários com relação ao Marketing Verde de seus produtos, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e o auxílio da Contabilidade na mensuração financeira. Trata-se de um estudo de natureza básica, exploratório e abordagem qualitativa. Efetuado aos empresários na zona comercial, da cidade de Icó – CE, voltado às empresas de comércio de materiais de construção e transcorreu entre agosto/2017 e novembro/2018. O instrumento da pesquisa foi um questionário estruturado com questões abertas e discussão ocorreu mediante análise do conteúdo dos resultados obtidos na coleta de dados. Constituiu-se um embasamento teórico com os temas RSE, Marketing Verde, auxílio da Ciência Contábil e setor de matérias de construção. Na análise e discussões foi constatado que embora os gestores não tenham muito o entendimento sobre os temas abordados, os mesmos reconhecem a importância, os impactos ambientais e financeiros proporcionados por produtos sustentáveis. Os empresários conseguem distinguir a diferença na aquisição destes produtos, ou seja, a ciência contábil embasando decisões. É evidente a percepção dos investigados nos aspectos financeiros, na imagem organizacional como também impactos ambientais e isto é de grande relevância uma vez que medidas corretivas e preventivas podem ser adotadas em função de um conhecimento prévio de tais impactos.
Palavras-chaves: Marketing Verde. Responsabilidade Social Empresarial. Contabilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).