A FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA NO ÂMBITO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO DE IGUATU – CEARÁ
Abstract
O estudo tem como objetivo principal analisar o uso da formação de preço de venda como uma ferramenta essencial para o Microempreendedor Individual e como objetivos específicos: verificar se existe uma formação de preço no empreendimento, destacar a influência da formação de preço de venda no lucro ou prejuízo que os produtos estão gerando para a empresa, avaliar qual a melhor forma de calcular o preço de venda de acordo com o cenário da empresa. A pesquisa foi realizada na cidade de Iguatu – Ceará abrangendo o período de agosto a novembro de 2018, teve natureza básica, quanto ao objetivo em relação ao procedimento foi descritivo e exploratório e abordagem qualitativa. A população estudada foram os empresários que optaram por constituir sua empresa como Microempreendedores Individuais. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com questões abertas, direcionado conforme os objetivos específicos consideradas no estudo. Foi utilizado como processo de análise das informações a análise dos discursos dos entrevistados com organização das falas por categoria. Com os dados obtidos pôde-se analisar que os entrevistados têm conhecimento do que é formação de preço de venda, mas que muitas vezes eles não sabem que têm esse conhecimento, também se pode perceber que eles sabem como fazer uma formação de preço, mas que não confiam que possa ser a mais correta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).