FATORES MOTIVACIONAIS – O ESTUDO DE UMA LOJA DE VAREJO DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
A motivação dos funcionários é um aspecto fundamental para o bom desempenho das organizações, por esse motivo, o objetivo deste estudo foi de analisar a motivação dos funcionários de uma loja de varejo da região central do Rio Grande do Sul (RS). Para a coleta de dados aplicou-se um questionário aos colaboradores da empresa e a análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva. Dentre os principais resultados, destaca-se o bom relacionamento com os colegas e com o chefe/líder e as boas condições de trabalho. No entanto, constatou-se que os colaboradores não se sentem motivados, pois a organização, do ponto de vista analisado nesta pesquisa, tem deixado lacunas em algumas áreas vitais que afetam diretamente o fator motivacional. Entende-se que a organização em questão necessita dar mais atenção aos aspectos relacionados à motivação, que seja traduzida em ações e práticas que possam ser percebidas pelos colaboradores, visto que influencia diretamente no comprometimento dos mesmos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).