DECIDIR ENTRE COMPRAR OU FAZER: CASO EM UMA FABRICANTE DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS DE ALUMÍNIO
Abstract
A competitividade no setor de bens de consumo tem levado as empresas a buscarem alternativas para continuar no mercado. Neste contexto a redução de custos se tornou uma constante. O presente trabalho tem como intuito verificar se a aquisição de produtos já fabricados representa um custo menor que a compra para uma fabricante de utensílios domésticos, localizada na Cidade de São Carlos, estado de São Paulo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica e documental seguida de estudo de caso conduzido por meio de visitas, levantamento de documentação e aplicação de questionário ao proprietário da empresa. Os dados coletados permitiram a realização da caracterização da empresa, da gestão de atual de compras, dos custos de produção dos produtos fabricados, e também os custos para comprar estes mesmos produtos já prontos de terceiros. Conclui-se a implementação de uma gestão de compras eficiente podem garantir a permanência da empresa no mercado nos próximos anos. Além disso, a mensuração dos custos de produção e compra dos produtos prontos, apontou que comprar de terceiros neste caso é mais viável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).