ANÁLISE DE REDE: UM ESTUDO DE CASO DOS MOTIVADORES DE RELACIONAMENTO ENTRE OS ATORES DE UMA REDE DE PROMOÇÃO E DEFESA DE DIREITOS DE CRIANÇAS E JOVENS
Abstract
RESUMO
A compreensão das características científicas de análise de redes é de extrema importância para a identificação de tendências futuras. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar através de um estudo de caso, os principais motivadores de relacionamento entre os atores de uma rede de promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens. Quanto ao método de análise, optou-se pela análise de redes sociais. Como resultado, pode-se observar as principais características de centralidade de grau, centralidade por aproximação e centralidade de intermediação dos 28 atores da rede, bem como a identificação da dimensão técnica como o principal motivador relacional entre os atores, apresentando uma densidade de 0,620, superior à densidade das dimensões de amizade, hierárquica e de liderança. Resultados da analise demonstram que a rede estudada possui um corpo técnico bem articulado e aberto a interações. Nas considerações finais, procura-se destacar as principais características identificadas nas análises de redes sociais, centralidades e densidades.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).