PROJETOS SOCIAIS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA MULHER EMPREENDEDORA: UM ESTUDO NO CONFEITA+ LIMEIRA
Abstract
O objetivo da pesquisa foi entender os benefícios da participação de mulheres empreendedoras em projetos sociais de profissionalização, através de um estudo no projeto Confeita+ Limeira. O projeto escolhido busca profissionalizar mulheres de baixa renda de Limeira, aplicando ensinamentos de confeitaria sustentável e gourmet, além de conhecimentos de administração e empreendedorismo. Foram exploradas as contribuições das atividades realizadas no projeto associadas à área técnica (qualificação profissional) e ao perfil empreendedor (autoeficácia, assumir riscos calculados, planejador, detectar oportunidades, persistência, sociabilidade, inovador e liderança) das participantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, com questionários semiestruturados aplicados às participantes e aos membros do projeto. Os resultados evidenciam a importância de projetos sociais de profissionalização para mulher empreendedora, destacando seus benefícios efetivos sob a ótica das participantes e dos membros da organização, gerando informações e insights para melhoria de projetos existentes e estímulo a novas ofertas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).