A AGRICULTURA IRRIGADA NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO LEGAL MINEIRO: UM ESTUDO SOBRE OS AVANÇOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Abstract
O presente estudo foi construído com o objetivo de analisar os avanços e impactos ambientais gerados pela agricultura irrigada regiões do semiárido legal do Estado de Minas Gerais. Para tal, metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo descritivo, construída à luz de uma abordagem qualitativa, baseando-se em um estudo de caso realizado em 18 propriedades que fazem uso da agricultura irrigada na região do semiárido legal de estado de Minas Gerais, Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que a considerável presença de desperdício dos recursos hídricos, tanto durante a captação quanto durante a distribuição e usos, pode ocorrer das mais diferentes formas. Nesse aspecto, a sustentabilidade dos recursos de terra e água, responsáveis pela segurança alimentar exige uma vigilância contínua, compatibilizando informações e procedimentos de controle da disponibilidade e qualidade desses recursos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).