POTENCIALIDADES DA METODOLOGIA PEC PARA O PLANEJAMENTO EM CURSOS STRICTO SENSU NA UNIR
Abstract
Este trabalho técnico-científico procurou examinar até que ponto a metodologia Planeação Estratégica e Comunicativa (PEC) pode responder bem às demandas de planejamento dos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O trabalho é de natureza qualitativa e se estruturou como um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de documentos, fichas de avaliação dos cursos, referente à última avaliação trienal da CAPES, de 2013, e entrevistas semiestruturadas aos coordenadores dos programas. Foram analisadas onze fichas de avaliação e quatro entrevistas por meio da análise de conteúdo. Na análise das fichas de avaliação da CAPES, os programas foram categorizados em 1 - planejamento deficiente, 2 - há planejamento, mas é preocupante e 3 - não há planejamento. As entrevistas aos coordenadores revelaram planejamento pouco presente e dificuldades de realizá-lo. Foi possível identificar a PEC como uma metodologia adequada de planejamento para os programas de pós-graduação da UNIR, sendo fornecidas indicações de como aplicá-la neste contexto.Downloads
Published
2016-10-15
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).