PROCESSO DE IMPORTAÇÃO: ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DE LASER E LED LOCALIZADA EM SÃO CARLOS/SP
Abstract
Para suprir a demanda por insumos ou produtos não disponíveis no país, opta-se pela importação. Assim, o comércio entre as nações configura-se como uma atividade essencial para aqueles que dependem da importação de itens essenciais à fabricação dos próprios produtos. Esta pesquisa buscou analisar o processo de importação realizado por uma empresa situada cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, fabricante de equipamentos para laserterapia e clareamento dental que se utiliza de Laser e LED como fonte de luz. A empresa importa peças e componentes de diversos países para atender seu processo fabril. Objetivou-se, identificar as principais dificuldades enfrentadas pela empresa durante o processo de importação de Laser e LED. Para sua condução realizou-se uma revisão bibliográfica seguida por um estudo de caso na empresa estudada. Tal estudo foi conduzido mediante entrevista pessoal com os responsáveis pela área de importação e por meio de análise documental. A partir da observação, coleta e compilação dos dados, verificou-se que a empresa dispõe de um processo de importação bem estruturado e organizado. O resultado apontou que a principal dificuldade enfrentada pela empresa no seu processo de importação está relacionada á burocracia no desembaraço aduaneiro, ou seja, um problema que a empresa não possui governabilidade para solucionar, podendo apenas usar medidas paliativas. Deste modo sugere-se que a empresa procure sempre trabalhar dentro do Lead Time de cada fornecedor para que não faltem os componentes estudados em seu estoque.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).