A SUSTENTABILIDADE NA IDENTIDADE ESTRATÉGICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Abstract
O artigo apresenta uma pesquisa sobre como os responsáveis pela identidade estratégica de uma Instituição de Ensino Superior se posicionam em relação ao conceito de sustentabilidade, na perspectiva do triple bottom line. O tripé da sustentabilidade, ou triplo resultado, ilustra o equilíbrio entre os parâmetros que definem o termo sustentabilidade: o econômico, o ambiental e o social. A sustentabilidade só será bem estabelecida se existir um equilíbrio e uma relação balanceada entre os três parâmetros. Partiu-se do principio que as Instituições de Ensino Superior são organizações com alto potencial de disseminar e transformar a sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e para responder a questão de pesquisa e alcançar os objetivos estabelecidos foi desenvolvido um estudo de caso interpretativo. Para unidade de análise elegeu-se uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no norte do Estado de Minas Gerais. Conclui-se que a relação dos responsáveis pela identidade estratégica da IES com o conceito de sustentabilidade é claramente distante. Percebe-se certa confusão, acerca do conceito de sustentabilidade, por parte dos entrevistados. Detectou-se que a característica mais marcante na identidade estratégica da instituição, no que tange a sustentabilidade, pertence a uma visão voltada para o parâmetro socioambiental, sendo desconsiderado o aspecto econômico para o desenvolvimento sustentável da IES.
Palavras-chave: Missão. Visão. Valores. Tripé da sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável.
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