EMPREENDEDORISMO FEMININO: PERFIL, DESAFIOS E CONQUISTAS NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE
Abstract
O objetivo geral deste trabalho é conhecer o perfil, os desafios e as conquistas das empreendedoras no Sertão Central do Ceará. A fim de alcançar tal objetivo, foram entrevistadas oito empreendedoras de setores diferentes nas cidades de Quixadá e Quixeramobim. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada que, posteriormente, foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Dos resultados encontrados, é possível perceber que existe uma grande variação entre as idades das empreendedoras e que a maioria se encontra casadas e com filhos, variando – também – o tempo de cada empreendimento no mercado. Foi possível destacar ainda, que o gosto e a paixão pelo o que fazem são suas principais motivações. Por outro lado, a crise econômica, a dificuldade de capital de giro e o pouco conhecimento da área ao iniciarem foram seus principais desafios, assim como algumas situações que passaram pelo fato de serem do sexo feminino. Destacam-se ainda, as principais conquistas: reconhecimento, respeito, independência e realização de sonhos. A pesquisa contribui para o reconhecimento das mulheres no empreendedorismo, que é, geralmente, relacionado ao sexo masculino.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).