COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO VAREJISTA DE PNEUS EM SALVADOR: TENDÊNCIAS, MODISMOS E MITOS
Abstract
O varejo de pneus tem contribuído como fonte geradora de emprego e renda para milhares de brasileiros. Tem sua importância também reconhecida pelos fabricantes de pneus instalados no Brasil, por ser considerado o principal canal de distribuição dos seus produtos. Porém, apesar de tanta importância à economia brasileira e à indústria, o setor tem sofrido muitas oscilações e mudanças causando a mortalidade de empresas. O que este estudo se propõe é entender como as mudanças no varejo de pneus, nos últimos 15 anos, impactaram a vida das empresas do setor em Salvador. O objetivo principal é, portanto, identificar e entender os acontecimentos dos últimos 15 anos, classificar o que foram tendências, modismos, mitos e suas consequências na sobrevivência das empresas. Para tanto será feita uma revisão teórica para orientar os estudos. A metodologia utilizada foi qualitativa, com caráter exploratório, sendo adotada a análise de conteúdo com coleta de dados através de pesquisa documental e pesquisas de campo. Os dados obtidos serão analisados através de categorias de análise e os resultados deste artigo podem contribuir para aumentar a longevidade das empresas que ainda estão no mercado, bem como das que iniciarão suas atividades rumo ao sucesso. Como previsto nos objetivos deste estudo, após identificar as principais mudanças no setor, foi feita a classificação do que foram tendências, modismos e mitos, clarificando assim como as mudanças levaram as empresas a mudarem suas estratégias para sobreviver.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).