RELAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO COM O ASSOCIATIVISMO: UM ESTUDO ACERCA DO PERFIL DOS ASSOCIADOS, AÇÕES E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE APICULTORES NO ESTADO DO PIAUÍ.
Abstract
Um conjunto de problemas emergentes, sobretudo das relações entre o homem, o trabalho e as desigualdades socioeconômicas favoreceu o surgimento do associativismo, como resposta às necessidades demandadas pela coletividade. Nesse mesmo contexto, o empreendedorismo também teve grande repercussão, e o empreendedor passou a ocupar posição notória, a partir de suas características singulares agregando valor aos negócios. Com o intuito de investigar possíveis relações entre associativismo e empreendedorismo, essa pesquisa analisou aspectos compatíveis com o empreendedorismo dentro de uma Associação de Apicultores do Estado do Piauí, com ênfase no perfil dos associados, ações empreendedoras e diferenciais competitivos. Dessa forma, esse estudo possui uma abordagem qualitativa e utilizou questionário, entrevista e observação como instrumentos de coleta de dados. Com isso, foi possível identificar que a maioria dos associados possuem algumas características relacionadas com o perfil empreendedor, mas sem interesse para o empreendedorismo individual. Também identificou-se que as ações empreendedoras da Associação estão em consonância com os problemas da população local, correspondendo, de certa forma, às características do empreendedorismo social. Além disso, detectou-se ações relevantes no sentido de fomento ao empreendedorismo, como a oferta de qualificação para os associados, inovação e a constante busca e manutenção de rede de contatos e parcerias, fatos que proporcionam diferencial competitivo para a Associação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).