INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS REALIZADOS NOS ENANPADS (2014 – 2018)
Abstract
A grande escassez de recursos naturais fez com que várias empresas se preocupassem em reduzir os impactos socioambientais e alcançar a sustentabilidade por meio do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido o tema se tornou importante e estudado em diversas áreas, como a Inovação, Sustentabilidade e Inclusão Social, ganhando sessões temáticas em eventos, como o Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Administração (EnANPAD), considerado o maior evento da área. Diante dessa importância, este trabalho tem como objetivo analisar os artigos publicados na linha de pesquisa Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2014 a 2018. Para isso, coletou-se todos os artigos para uma análise quantitativa, realizados a partir de uma análise frequencial, utilizando o software NVivo. Os resultados apresentam as palavras e temas mais comuns nos artigos e títulos. A partir dos resultados é possível concluir que há uma grande variedade de abordagens nessa temática, mas percebe-se que as publicações possuem um enfoque em temas de inovação, social, bem como no desenvolvimento, gestão e tecnologia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).