COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS – UMA VISÃO SOBRE OS FUTUROS ADMINISTRADORES
Abstract
Ao constatar que os empreendedores são indivíduos com características inovadoras, proativas e com facilidade em identificar novas oportunidades, surge a necessidade de entender como eles desenvolvem tais competências mais conhecidas como Competências empreendedoras, que são vistas como importantes para o crescimento e sucesso do negócio. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar as principais competências empreendedoras dos estudantes do curso de administração e a outra vertente do presente estudo foi analisar se a percepção em relação a empreender evoluiu ou não em meados do curso de administração. A pesquisa foi qualitativa, de natureza exploratória, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista apoiada em um roteiro semiestruturado, elaborado para os dois grupos de respondentes. Participaram da pesquisa 22 pessoas e dados foram tratados por meio da análise de conteúdo organizado em seis categorias de respostas. As categorias foram analisadas e discutidas a partir de diferentes modelos de competências empreendedoras. Os resultados apontam uma mudança de pensamento no universo estudado, pois o estudante no meio do seu curso se mostra mais ousado, enquanto, aquele que está concluindo o curso de administração demostra um maior receio em arriscar, o que pode sugerir um aparente declínio de atitude, possivelmente está atrelado a sua maior maturidade por estar em busca de soluções mais seguras.
Palavras-chaves: Empreendedor, Competências, habilidades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).