ECONOMIA CIRCULAR COMO CAMINHO PARA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Abstract
A Economia Circular (EC) surge como solução para estancar a sobreutilização dos recursos ambientais provocada pelo colapso do sistema linear de produção. A mudança rumo a uma EC requer inovações estruturadas em tecnologias limpas e empreendedorismo responsável. Embora tenha alcançado uma projeção internacional capaz de influenciar o ambiente seletivo de inovações, algumas limitações da EC carecem maior atenção quanto ao próprio conceito e aplicação. Para tal, objetivou-se procurar elementos que justifiquem a hipótese de que a emergência da Economia Circular transforma o sistema corporativo em promotor de novas tecnologias em favor de estratégias verdes no uso de recursos naturais, sob a perspectiva evolucionária da concorrência e compreendendo as forças que atuam no processo de mudança tecnológica sustentável.Downloads
Published
2020-05-03
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).