NEGÓCIO “PEGUE E PAGUE”: CULTIVANDO A CONFIANÇA NO “PAÍS DA CORRUPÇÃO”
Abstract
A quantidade de negócios do tipo “pegue e pague” vem aumentando no território brasileiro. Tratam-se de empreendimentos onde os clientes podem realizar suas compras sem a interferência de um vendedor, com base em uma relação de confiança. Mas, um negócio desse tipo é viável no Brasil, país considerado por muitos como corrupto? Será que esse modelo é bem aceito? Esta pesquisa averigou a aceitação dos clientes em relação a uma barraca de venda de brigadeiros, localizada no campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Aplicaram-se questionários com uso da escala Likert e também compostos por perguntas abertas, optando-se por uma amostragem por conveniência. O dados obtidos foram analisados através de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados demonstraram que o empreendimento estudado é bem aceito por sua clientela, além de capaz de despertar a consciência cidadã e elevar o nível de confiança em negócios com esse formato.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Modelo de negócio. Valores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).