EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: PERSPECTIVAS, ESTRATÉGIAS E CONCEITOS
Abstract
O objetivo geral deste artigo é apresentar a evolução conceitual do termo empreendedorismo e compreender os mecanismos de ruptura da dinâmica socioeconômica na economia capitalista a partir da inovação. O bem-estar dos países esteve associado a concepção de crescimento econômico. Nesse ínterim, a medida de expansão material da produção de bens e serviços, ou seja, o PIB, determinou o sucesso ou insucesso dos países. O desenvolvimento econômico traduz-se, em síntese, não apenas na riqueza material, mas na qualidade de vida da população e na eficiência dos serviços públicos. Entende-se que a inovação e o empreendedor (ismo) são os bastiões do desenvolvimento econômico. A inovação possibilita acréscimos de bem-estar ao melhorar as condições materiais de existência. O empreendedorismo promove o desenvolvimento das potencialidades humanas por meio do trabalho. Conclui-se que a dinâmica econômica exige estratégias inovativas e o empreendedor é o agente da transformação, que cria valor (utilidade) no contexto de incerteza. Adicionalmente, gera-se externalidades favoráveis à sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).