MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER: UM ESTUDO COM MULHERES EMPREENDEDORAS
Abstract
As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço em diversas áreas profissionais, inclusive quando são as próprias empreendedoras. No Brasil, no ano de 2018, as taxas de empreendedorismo iniciais por gênero apontam crescimento entre as mulheres. No entanto, foi identificado que as empreendedoras enfrentam maiores dificuldades em sua trajetória em relação aos homens. Como fatores principais destacam-se as barreiras financeiras e o aceso às informações e orientações empreendedoras. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os principais motivos que levaram mulheres, residentes em Belo Horizonte e região metropolitana, iniciarem seus próprios negócios. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo entrevistadas onze mulheres que estão no mercado empreendedor há mais de um ano. Os resultados obtidos na pesquisa mostram semelhanças de características entre as empreendedoras, tais como: perfil da mulher empreendedora, dificuldades no percurso de seu negócio e reconhecimento pessoal e profissional. Verificou-se que as entrevistadas empreenderam movidas pela necessidade, e não por oportunidade.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).