A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICIAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Abstract
O programa de fomento aos arranjos produtivos locais (APLs) do Estado de São Paulo é uma política pública coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) que, em conjunto com a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, atua como instrumento de desenvolvimento econômico integrado. Devido a importância que os APLs assumem no cenário nacional e local, a recente expansão no estado de São Paulo e a escassez de estudos com foco em políticas públicas de incentivo aos APLs na academia, este artigo visou realizar um estudo sobre a política pública de fomento aos APLs no Estado de São Paulo com o objetivo de explorar e caracterizar o programa de fomento aos APLs do Estado de São Paulo. Para que fosse possível atingir o objetivo, foram utilizados neste trabalho os métodos de estudo bibliográfico e também entrevistas semi-estruturadas com três atores envolvidos no programa em busca de entender como a política pública em questão acontece no ciclo de políticas públicas e também na avaliação administrativa. Os resultados gerados demonstraram a falta de um mecanismo de feedback dos atores envolvidos à SEDECTI que, consequentemente, levam a falta de informação e monitoramento sobre os resultados da política pública, impossibilitando a realização das avaliações de eficiência e eficácia, determinando em uma quebra no fluxo de informações entre os atores em relação aos objetivos. Como considerações finais, este estudo identifica a necessidade de se estabelecer indicadores para avaliar as políticas públicas de fomento aos APLs no Estado de São Paulo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).