EMPREENDER E INOVAR EM ENERGIAS RENOVÁVEIS: UM ESTUDO EM EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Abstract
Empreender e inovar com foco no desenvolvimento sustentável é primordial para as empresas contemporâneas. A diversificação da matriz energética por meio de energias renováveis pode primar para a competitividade das organizações. Neste contexto, o estudo tem como objetivo analisar a relação entre empreendedorismo e inovação, por meio da sustentabilidade, bem como os impactos proporcionados a partir da utilização de fontes renováveis de energia por 5 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir do estudo de casos múltiplos. Os resultados destacam que há relação direta entre empreendedorismo e inovação na tomada de decisão quanto à opção pelo uso de energias renováveis por parte das empresas, conforme as dimensões de sustentabilidade ambiental, contribuindo com a dinâmica da diversificação da matriz energética. As empresas obtiveram redução de custos operacionais, aumento da competitividade dos empreendimentos, o que se amplia em função do ganho de imagem perante a sociedade em que atuam.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).