EMPREENDEDORISMO JOVEM: UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS, ASPIRAÇÕES E DIFICULDADES DOS EMPREENDEDORES JOVENS DE PARANAVAÍ, PARANÁ.
Abstract
O empreendedorismo jovem é um importante segmento do empreendedorismo, assunto que se destaca devido sua intensiva relevância para a economia nacional e para a sociedade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar e compreender as características, aspirações e dificuldades dos jovens empreendedores da cidade de Paranavaí, Paraná. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco jovens empreendedores da região, sendo realizada a análise de conteúdo. Com o resultado, observou-se a que a principal motivação no empreendedorismo jovem para a abertura de seu próprio negócio consiste no descontentamento com seus empregos anteriores; a necessidade do empreendedor jovem estar sempre em busca de inovação, conhecimento e organização e a utilização das redes sociais para auxiliar os processos de suas empresas. Sobre as dificuldades verificou-se que a maior dificuldade é a financeira e a falta de conhecimento acerca das questões burocráticas relativas à abertura de uma empresa. Acerca das diferenças percebidas do empreendedorismo jovem, em comparação com o empreendedorismo em outros âmbitos, aferiu-se a facilidade com a tecnologia e inovações e a falta de experiência e falta de recursos financeiros.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).