HÁBITOS RELACIONADOS AO DESCARTE DE CELULARES E SUA APLICABILIDADE À POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO EM UMA UNIDADE ACADÊMICA DE PERNAMBUCO
Abstract
No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) exige que a cadeia de suprimentos de eletroeletrônicos adote sistemas de Logística Reversa (LR) para o gerenciamento de produtos pós-consumo; e enfatiza a responsabilidade que não somente seus geradores, mas também os consumidores possuem sobre o ciclo de vida do produto. O estudo tem o objetivo de analisar se os hábitos de descarte de celulares dos discentes de uma unidade acadêmica em Pernambuco respeitam as diretrizes da PNRS. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online e análise documental. Os resultados revelam que os fabricantes e as operadoras de telefonia consultadas possuem programas de LR e disponibilizam postos de entrega. Contudo, a pesquisa de campo constatou que 93% dos discentes desconhecem informações sobre pontos de coleta, 75% afirmam que não há incentivos para devolução pós-uso e apenas 5% descartam seus celulares em tais pontos. Conclui-se que, as formas de descarte utilizadas pelos discentes não respeitam as diretrizes da PNRS, faltando maior incentivo por parte da cadeia de suprimentos ao descarte correto, necessidade de maior participação dos consumidores no fluxo reverso e de conscientização da população a respeito dos malefícios do descarte inadequado de eletroeletrônicos.Downloads
Published
2021-03-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).